Entrar

Carnaval em Foco

Rio esquenta os tamborins com blocos e ensaios técnicos

Avalie este item
(0 votos)
Neste domingo teve abertura da folia de rua na Lapa e desfile de Caprichosos, Tuiuti e Estácio na Sapucaí

É tempo de vestir a fantasia! Passadas as festas de fim de ano, o Rio cai de vez na folia a partir deste fim de semana e, esquentando os tamborins, neste domingo teve abertura do carnaval de rua da Lapa e a volta dos ensaios técnicos das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. No primeiro evento, os blocos Céu na Terra e Rio Maracatu saíram em cortejo próximo aos Arcos, com início às 17h. Enquanto no Sambódromo as atrações são Caprichosos de Pilares, Paraíso do Tuiuti e Estácio de Sá, a partir das 19h30m. Tudo foi gratuito.

Na Lapa, os desfiles foram promovidos pelo Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso, que completa 10 anos em 2015. O Céu na Terra e o Rio Maracatu se apresentaram pela Rua dos Arcos, Rua do Lavradio e Praça dos Arcos, adiantando um pouco do que os dois blocos preparam para fevereiro. Os foliões aproveitaram o repertório de marchinhas e clássicos de Noel Rosa, Pixinguinha e Lamartine Babo, entre outros, do Céu na Terra, além dos maracatus tradicionais e da beleza dos dançarinos do Rio Maracatu.

Viradouro faz ensaio de rua em Niterói

Além das três agremiações da Série A, a Unidos do Viradouro, que retorna este ano ao Grupo Especial, fez seu primeiro ensaio de rua do ano, na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, em Niterói, às 17h, com o enredo "Nas veias do Brasil, é a Viradouro em um dia de graça”. Uma atração a mais foi o samba-enredo da vermelha e branca, uma junção de duas composições de Luiz Carlos da Vila para contar a trajetória dos negros no Brasil.

A julgar pelas prévias da folia que já agitaram o Rio neste sábado, a expectativa era de sucesso. Na Praça XV, milhares de pessoas acompanharam a Abertura do Carnaval Não Oficial do Rio, atrás dos blocos do Cordão do Boi Tolo, Tamborim Sensação, Bloco do Rock, Batuquebato, entre outros. Os foliões chegaram a entrar no saguão do aeroporto Santos Dumont, onde permaneceram por cerca de 10 minutos.

Nas quadras das escolas de samba também houve festa. Cerca de 10 mil pessoas sambaram ao som da Velha Guarda e da cantora Maria Rita, na primeira feijoada do ano na Portela, em Madureira. Cheios também ficaram os primeiros sambas de 2015 na Mocidade Independente de Padre Miguel e na Estação Primeira de Mangueira.



 

Newsletter

Quem está online

26 visitantes e Nenhum membro

Entrar or Criar uma conta