Entrar

Carnaval em Foco

Sorteio define a ordem das escolas do Grupo Especial para o Carnaval 2015

Avalie este item
(0 votos)

Já está definida a ordem dos desfiles para o Carnaval 2015 do Rio de Janeiro. Confira!

A Unidos da Tijuca será, mais uma vez, a agremiação que encerrará os desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial em 2015. Para definir a ordem de apresentação das 12 Escolas nos espetáculos de Domingo, 15 de fevereiro, e Segunda-Feira, 16 de fevereiro, a LIESA realizou sorteio na noite de segunda-feira, 09 de junho, na Cidade do Samba.

Abrindo a cerimônia do sorteio, precedida por um belíssimo show de Xande de Pilares, que contou com a participação especial de vários intérpretes das Escolas de Samba e também do grande cantor Dudu Nobre, o presidente da LIESA, Jorge Castanheira, agradeceu a presença dos convidados e desejou a todos os presidentes muita sorte na condução dos trabalhos com vistas ao Carnaval 2015. Em seguida, destacou a importância dos parceiros da Liga Independente, entre eles o Governo Federal, a Petrobras, o Governo do Estado, a Prefeitura do Rio, a Riotur e a TV Globo, entre outros que colaboram diretamente com o Carnaval Carioca. Agradeceu, também, a presença dos representantes dos diversos segmentos da imprensa.

PRIMEIRA PARTE - Como tem acontecido nos anos anteriores, o sorteio foi dividido em duas partes. Na primeira, os presidentes subiram ao palco para definir através de sorteio se as suas Escolas se apresentariam no Domingo ou na Segunda-Feira de Carnaval. Para manter o equilíbrio de forças, as agremiações foram previamente dividas em pares, aprovados em reunião plenária da LIESA.

Eram eles: 1) Unidos da Tijuca e Salgueiro; 2) Portela e Mocidade; 3) União da Ilha e Vila Isabel; 4) Imperatriz e Grande Rio; e 5) Beija-Flor e Mangueira. Sorteando bolinhas numeradas de 1 a 10, o presidente que tirasse a bolinha de maior número teria o direito de escolher o dia de desfile. Nos cinco pares, todos os vencedores optaram pela Segunda-Feira.

Os dois grupos ficaram assim definidos: no Domingo - Viradouro, Salgueiro, Mocidade, Vila Isabel, Grande Rio e Mangueira; na Segunda-Feira: São Clemente, Unidos da Tijuca, Portela, União da Ilha, Imperatriz e Beija-Flor.

Unidos do Viradouro, campeã do Grupo de Acesso Série A de 2014, e São Clemente, 11a colocada do Grupo Especial em 2014, tinham suas posições definidas pelo Regulamento e não participaram do sorteio. A Escola de Niterói, que retorna ao Grupo Especial, abrirá o espetáculo de Domingo e a de Botafogo, o de Segunda-Feira.

SEGUNDA PARTE - Na segunda parte do sorteio, os presidentes tiraram bolinhas numeradas de 2 a 6 para definir a posição de desfile da sua Escola, dentro do dia sorteado anteriormente. Ao final, a LIESA deu cinco minutos para que os representantes das agremiações negociassem trocas de posições dentro do mesmo dia de desfile, como faculta o Regulamento. Mas não houve nenhuma troca.

Às 23h35, o comunicador e diretor social da LIESA, Jorge Perlingeiro, anunciou, oficialmente, a ordem de desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial para o Carnaval de 2015, que assim ficou:

Horário Domingo (15/02/2015) Segunda (16/02/2015)
21 hs VIRADOURO  SÃO CLEMENTE
Entre 22h05 e 22h22 MANGUEIRA  PORTELA 
Entre 23h10 e 23h44 MOCIDADE  BEIJA-FLOR 
Entre 00h15 e 01h06  VILA ISABEL UNIÃO DA ILHA 
Entre 01h20 e 02h28 SALGUEIRO  IMPERATRIZ 
Entre 02h25 e 03h50 GRANDE RIO  UNIDOS DA TIJUCA 
 

Newsletter

Quem está online

23 visitantes e Nenhum membro

Entrar or Criar uma conta