Entrar

Carnaval em Foco

Beth Carvalho 1946-2019

Destaque Beth Carvalho 1946-2019
Avalie este item
(1 Voto)
Tristeza geral no mundo do samba com a morte da Madrinha do Samba
Faltando 5 dias para completar 73 anos, morre a grande estrela e Madrinha do Samba.
Com mais de 50 anos de carreira, dezenas de discos gravados e sucessos como "Andança" e "Coisinha do pai", Beth Carvalho era considerada madrinha de artistas como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Jorge Aragão – daí o apelido.
Com diversas participações em carnavais, Beth foi homenageada muitas vezes, por toda a sua história ligada ao samba.
A cantora era apaixonada pela Mangueira, sua escola de samba do coração, e pelo bloco Cacique de Ramos, onde conheceu muitos de seus apadrinhados.
Em 2018, com a mobilidade cada vez mais reduzida pelos efeitos do problema na coluna, Beth fez um show histórico. Ao lado do grupo fundo de Quintal, mostrou sua força ao cantar deitada seus sucessos no show Beth Carvalho encontra Fundo de Quintal – 40 anos de pé no chão.
A cantora fez inúmeras apresentações em cidades ao redor do mundo, subiu ao palco do Carnegie Hall, em Nova York, e até teve sua música representada no espaço sideral. Em 1997, “Coisinha do pai” foi programada pela engenheira brasileira da Nasa, Jacqueline Lyra, para “despertar” um robô em Marte.
Artistas e amigos lamentam a perda da estrela maior do samba.

Gilberto Gil, cantor

"Lamentamos a irreparável perda de Beth Carvalho. Madrinha do samba e referência para tantos artistas, fará muita falta nos palcos e na vida de todos nós."

Martinho da Vila, cantor

"Perdemos hoje a ‘Madrinha do Samba’. Beth Carvalho deixa um enorme legado para música brasileira e nós só podemos agradecer por tanto! Nossos sentimentos a toda família."

Paulinho da Viola, cantor e compositor

"Perdemos hoje uma pessoa muito importante para o nosso samba. Beth Carvalho terá seu lugar entre aqueles que contribuíram para a construção do patrimônio musical brasileiro. Sua importância se estende também aos compositores cujas obras ela deu voz. Tive a satisfação de ouvi-la gravar "Dança da Solidão". Minha solidariedade aos familiares, amigos, amantes do samba, fãs e à Estação Primeira de Mangueira. "

Lenine, cantor

"Quando cheguei no Rio, no início dos anos 80, a vida me deu um grande presente: conheci a nobreza do samba através de Beth Carvalho, em um domingo inesquecível no @cacique_de_ramos. Foi minha querida Beth e o samba que me acolheram nessa cidade, sigo com minha eterna gratidão"

Dudu Nobre, cantor

"Vc nos ensinou tantas coisas,sempre nos apoiou,dava puxões de orelha,dava carinho,nos incentivava,etc... @bethcarvalhooficial Uma guerreira, sambista de corpo e alma. Muito obrigado por tudo, pelos ensinamentos e pelas alegrias. Vai ter muito samba no céu,rapaziada se prepare que a madrinha está chegando e ela é festeira!!!"

Marisa Monte, cantora

"Em meio a tantos bambas e num mundo tão masculino como o do samba, Beth Carvalho sempre abriu caminhos para as mulheres. E vai fazer muita falta. Chora cavaquinho."

Alcione, cantora

"O Brasil perdeu uma grande cantora, uma grande sambista. A Mangueira perdeu uma de suas maiores personalidades. Voz que interpretou os maiores sucessos de Cartola e Nelson Cavaquinho, além de ter lançado Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e tantos outros compositores... É uma perda lamentável, um dia triste para a Música Brasileira. Descanse em paz, Beth Carvalho. "

Itens relacionados (por tag)

 

Newsletter

Quem está online

23 visitantes e Nenhum membro

Entrar or Criar uma conta