Entrar

Blocos - É com esse que eu vou!

Blocos Céu na Terra e Rio Maracatu abrem folia de rua na Lapa

Avalie este item
(0 votos)
Os foliões aproveitaram o repertório de marchinhas e clássicos de Noel Rosa, Pixinguinha e Lamartine Babo, entre outros, do Céu na Terra

O Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição progresso, criado para incentivar a renovação do repertório da folia em todo o país, abre o ano de 2015 reverenciando as tradicionais composições do gênero e comemorando seus 10 anos de existência. No dia 4 de janeiro, domingo, a partir das 17h, o projeto promoveu um grande desfile com os blocos Céu na Terra e Rio Maracatu, que saem em cortejo pela Rua dos Arcos, partindo da Rua do Lavradio e da Praça dos Arcos da Lapa, respectivamente. O evento, gratuito, integra o calendário oficial do Jubileu de 450 anos do Rio. 

Músicas de Braguinha, Pixinguinha, Lamartine Babo, Noel Rosa, Capiba, entre outros grandes compositores de carnaval, estão no repertório do romântico Bloco Céu na Terra, que desce Santa Teresa para mostrar, na Lapa, um pouco das cores de seu desfile no carnaval 2015. O cortejo - que também traz canções autorais do grupo e alguns sucessos do concurso de marchinhas - é uma boa pedida para os dorminhocos que não dão conta de acompanhar o bloco em fevereiro, que se concentra ainda de madrugada e é um dos pontos altos do carnaval carioca. 

Ao término do desfile do Céu na Terra, o Rio Maracatu saiu em cortejo pela Lapa, com suas dançarinas típicas e uma batucada comandada por músicos de primeiro time. No repertório, maracatus tradicionais e também releituras de sucessos de Lenine, Nação Zumbi, Luiz Gonzaga, entre outros. O trajeto tem fim sob os Arcos da Lapa, ao lado da Fundição Progresso, com um show do próprio Rio Maracatu. 

O Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso é patrocinado pela Petrobras, pelo Governo do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro; pelo Metro Rio, LAMSA, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. O projeto conta com as parcerias do programa Fantástico- TV Globo, Som Livre e Comitê Rio 450 Anos.

 

Newsletter

Quem está online

13 visitantes e Nenhum membro

Entrar or Criar uma conta